Dois dos principais problemas que mais afligem as pessoas são a procrastinação e a autossabotagem.
Procrastinação é a arte do “deixar para depois” e a autossabotagem acontece quando queremos agir certo, mas fazemos tudo ao contrário e depois sofremos por isso. Mas de onde vem a procrastinação? A autossabotagem realmente existe ou é um bloqueio mental que colocamos? E como a hipnose lida com ambas as situações? Vamos conversar sobre isso.
Procrastinar é o hábito de deixar de fazer algo importante para fazer outra coisa que não tem tanta importância assim. Por exemplo, deixar para entregar o relatório na última hora, dormir mais 10 minutinhos com a função soneca, adiar o início de um curso, não terminar o TCC da faculdade etc. os exemplos são diversos.
É muito comum deixar para o último momento aquilo que temos para fazer. E é importante notar que a procrastinação acontece somente com nossos deveres. Não procrastinamos aquilo que nos causa prazer ou satisfação. Isso acontece pois o ser humano tem dificuldade para lidar com tarefas que não trazem benefícios a curto prazo. Entretanto, adiar as situações por medo de tomar uma decisão, tem impacto negativo sobre nossa vida. Olha só:
– Peso na consciência;
– Nervosismo;
– Sensação de incompetência;
– Angústia;
– Queda da autoestima;
– Medo;
– Sofrimento.
A constância do hábito de procrastinar ainda pode levar a problemas mais graves, como crises de ansiedade, estresse e até mesmo a depressão.
E a autossabotagem? Bem, primeiro é importante você entender que, de maneira direta, a autossabotagem não existe. Como assim? Ora, é impossível você imaginar que jogaria contra o seu próprio time ou que daria tapas na cara em si próprio, certo?
Então, o que existe é um sinal claro da nossa mente subconsciente para que, em determinadas situações, a gente reaja de uma forma diferente da que nossa mente consciente reagiria. O mesmo princípio vale para quando nós entramos no estado de procrastinação, o que nos leva a acreditar que estamos nos “autossabotando”.
O que muita gente não sabe, é que nossa mente subconsciente faz isso por puro instinto de sobrevivência, numa espécie de autopreservação. Isso pode soar estranho, mas a verdade é que nossa mente é primitiva e vive num mundo tecnológico, trabalhando de maneira muito instintiva com base em dois princípios:
– Aproximação do prazer rápido; e
– Fuga do sofrimento.
Aposto com você que a tarefa que você postergou, não era a sua favorita. Certo? Muito bem… Sua mente subconsciente vai te proteger da exposição ao desgosto, te proteger de sentir frustração ou sofrimento. Neste sentido, ela interpreta a tarefa chata como um “perigo inconsciente”.
Mas, é possível resolver as questões ligadas a procrastinação e autossabotagem? Bem, se você pode tentar resolver isso usando apenas a sua força de vontade, provavelmente você vai se frustrar. A força de vontade é um recurso finito e uma hora vai acabar, por este motivo muitas pessoas desistem no meio do caminho.
Uma outra forma é você resolver na origem do problema, através da hipnoterapia. O primeiro passo é você entender que a procrastinação é apenas um “sintoma”, e todo o sintoma tem uma causa. É exatamente isso que a hipnose faz, ela trata o problema na raiz, para isso, é muito importante que você esteja 100% comprometido em resolver o problema, e ter uma vida diferente.
Ao longo do processo, eu avalio quais são as técnicas mais apropriadas para o seu caso, as quais irão te ajudar a eliminar os gatilhos e lidar com os bloqueios em procrastinar. Assim, você será capaz de colocar sua mente para trabalhar a seu favor, lidar com o problema e evitar que ele volte a acontecer no futuro.
Se você sofre com procrastinação ou autossabotagem, ou conhece alguém que precisa de ajuda com isso, entre em contato através do formulário abaixo ou entre em contato pelo Whatsapp. Eu posso te ajudar.