Aproximadamente 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão, de acordo com dados do IBGE de 2015. A doença é um distúrbio emocional que atinge o mundo todo. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. Mas talvez o tratamento da depressão seja mais simples do que se possa imaginar.
Esse distúrbio geralmente acompanha um mal funcionamento nos neurotransmissores do cérebro. O principal neurotransmissor relacionado na depressão se chama serotonina (hormônio do bem estar e bom humor), que tem a função específica de fazer a comunicação entre os neurônios (chamadas de sinapse). Quando o nível de serotonina no cérebro está muito baixo, a pessoa fica depressiva. Por esse motivo, os médicos realizam o tratamento da depressão através de remédios antidepressivos.
Muito se fala que a depressão é causada pela alteração química no cérebro, como explicado acima. Tudo bem, mas e o que causa essa “bagunça” no cérebro, que resulta na depressão? Hoje já se sabe que a causa real pode estar escondida no subconsciente. Um evento, uma emoção mal resolvida que você provavelmente nem se lembra, pode ter ficado marcado, e vem machucando de pouco a pouco, dia após dia.
Por exemplo, chega um dia, após perder o emprego ou um ente querido por exemplo, que acrescenta um peso a mais a nossa tristeza interna. Uma última gota no balde que já estava cheio, e todo nosso sistema (químico/hormonal) é bagunçado! Nesse momento, nosso corpo ou mente não aguenta mais. Assim, surge a depressão.
Na hipnose, a pessoa consegue buscar a origem que desencadeou tudo isso. A causa de tudo, muitas vezes, é um evento inofensivo (aparentemente) que aconteceu na primeira infância, antes dos 7 anos.
Assim que essa razão causadora é descoberta, entendida e ressignificada, não há mais motivos para a mente e/ou o corpo funcionar de forma desequilibrada. Então, a química cerebral começa a se regular, os hormônios e neurotransmissores começam a voltar ao normal, tudo de forma natural.
Temos a tendência de pensar que pelo fato da doença ser muito grave, a solução é demorada, complicada. Não é! Muitas vezes, em apenas uma sessão (intensa) é possível ajudar casos gravíssimos. Quer saber mais, entre em contato através do formulário abaixo ou entre em contato pelo Whastapp.